quinta-feira

Psicologia no processo de luto.


Todas as pessoas que sofrem algum tipo de perda ou que têm a possibilidade de vir a sofrer (morte de ente querido, diagnóstico de doença, falência, traição, punição criminal, etc.) passam por um processo de luto, para poder elaborar e lidar com essa situação.

Cada indivíduo é único e vai ter suas próprias peculiaridades emocionais no processo de luto, mas de uma forma geral, as pessoas passam por cinco fases nesse período: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e finalmente, a aceitação ou a conciliação. Segundo Kluber-Ross, autora de vários livros sobre o tema, esses estágios não são necessariamente subsequentes e podem ser vividos ao mesmo tempo.

As pessoas que precisam de apoio psicológico para elaborar seus lutos comumente estão presas nas primeiras fases.

O Psicólogo é o profissional que vai auxiliar na passagem  adequada  por todas as fases do luto, utilizando uma linguagem e abordagem específica para crianças, adolescentes ou adultos. Um bom profissional ajudará o enlutado a ter senso de confiança e energia renovada, ajudará a desenvolver habilidade para que a dor sentida deixe de ser onipresente e aguda e a capacidade de se tornar envolvido com a vida seja resgatada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário