domingo

Aconselhamento Parental

Os filhos não trazem "manual de instruções" quando nascem que permita aos pais definirem previamente a melhor forma de os educar. Trata-se de um processo de constantes adaptações e desafios que implica uma contínua aprendizagem. Cada filho é um ser único, com a sua própria personalidade. 

Ao longo do desenvolvimento, as crianças e os jovens vão passando por fases que pressupõem a aquisição de determinadas competências e limitações.  Importa que os pais estejam conscientes destas mudanças para poderem educar os seus filhos com tranquilidade mas também com persistência. 

Alguns pais consideram-se pouco capazes de impor regras, e explicam os comportamentos dos filhos à luz de “ele já nasceu com muita personalidade” ou “é teimoso como o avô”, encolhendo os ombros numa atitude de passividade, mostrando aos outros que não há nada a fazer em relação a isso. Outros relativizam certos comportamentos, tendo a ideia de que com a idade tudo irá passar e que o problema se resolverá por si ! 

No entanto, não nos podemos esquecer que os próprios pais, durante esse longo período de educação, estão igualmente aprendendo a ser pais e, isso simultaneamente com os seus próprios desafios pessoais, profissionais e financeiros.

A gestão de todos estes processos 
pode levar à necessidade de procura de aconselhamento profissional quanto a possíveis dúvidas ou mesmo dificuldades quanto a diversas questões que surjam na dinâmica familiar e nos comportamentos dos filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário