Reabilitação cognitiva

A reabilitação cognitiva visa reduzir os déficits causados por quadros neurológicos como doença de Alzheimer, AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumatismos cranioencefálicos, dentre outros. Além destes, os quadros neuropsiquiátricos como Déficit de Atenção (TDAH), depressão e compulsões também podem ter benefícios com a reabilitação através de intervenções que lhes ofereçam capacidade de autonomia e independência funcional, no maior nível possível.

Em outros casos, o objetivo do programa de reabilitação é retardar o avanço de uma doença, como no caso da Doença de Alzheimer, que é um quadro neurodegenerativo progressivo.

O psicólogo, além de trabalhar na estimulação cognitiva, vai realizar uma intervenção psicoeducativa com os familiares para orientá-los sobre o quadro clínico e prognóstico, e também auxiliar, tanto o paciente como seus familiares, na elaboração de aspectos emocionas envolvidos.

Geralmente pessoas que necessitam desse tipo de intervenção beneficiam-se de uma atenção multidisciplinar, com acompanhamento médico e de outras área da saúde de acordo com seu quadro específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário