sexta-feira

Depressão em Idosos

A depressão é uma perturbação frequente nos Idosos e está associada a um elevado grau de sofrimento psíquico.

A depressão nessa fase da vida está frequentemente associada a doenças clínicas gerais, ao isolamento social e anormalidades estruturais e funcionais do cérebro, configurando-se numa perda de qualidade de vida.

As causas de depressão nessa fase da vida configuram-se dentro de um conjunto amplo de componentes, onde atuam fatores genéticos, eventos vitais, como luto, abandono, doenças incapacitantes, entre outros.

As doenças crônicas e incapacitantes constituem fatores de risco para depressão. Sentimentos de frustração perante os anseios de vida não realizados e a própria história da pessoa, marcada por perdas progressivas dos laços afetivos e da capacidade de trabalho, bem como, o abandono, o isolamento social, a incapacidade de desempenhar uma atividade produtiva, são fatores que comprometem a qualidade de vida e predispõem ao desenvolvimento de depressão.

O tratamento psicoterápico tem como objetivo proporcionar apoio emocional ao idoso, melhorando o humor, modificando o modelo de funcionamento diante dos problemas, reduzindo sua ansiedade e aumentando sua confiança e auto-estima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário