O comportamento desafiador opositivo quando caracterizando um transtorno, pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral, como, pais, tios, avós e professores.
Os principais sintomas são: perda de paciência frequentemente, discussão com adultos, o desafio e recusa a obedecer a solicitações ou regras dos adultos, incomodo deliberadamente dos outros, responsabilização dos outros pelos seus erros e irritabilidade.
Existe nestas crianças ou adolescentes um prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional. Envolvem-se constantemente em discussões e são, algumas vezes, rejeitados pelos colegas do grupo escolar. Consequentemente há um comprometimento da auto-estima.
Os sintomas iniciam-se normalmente antes dos oito anos de idade e a perturbação desafiador opositivo apresenta-se, em número significativo dos casos, como um precursor ou antecedente evolutivo do transtorno de conduta, forma mais grave de perturbação do comportamento.
O tratamento para crianças e adolescentes com esse diagnóstico passa pela utilização de técnicas de intervenção psicológica com o paciente, associadas a uma orientação a pais e professores.
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