sexta-feira

Transtornos do sono


A boa qualidade do sono propicia ao indivíduo a melhora de sua qualidade de vida no geral. Em crianças e os adolescentes, por exemplo, é durante o sono que ocorre a liberação do hormônio do crescimento. O sono promove o funcionamento adequado do sistema nervoso, através de conexões neuronais que elevam a capacidade das funções cognitivas, entre elas a atenção, a memória,e as funções executivas. 

Vale ressaltar que o indivíduo que apresenta essas funções cognitivas de forma adequada possui um rendimento profissional e acadêmico mais elevado, além de uma melhor socialização, o que contribui para a promoção da qualidade de vida, e se caracteriza como um fator de prevenção importante de problemas emocionais futuros.

Para se ter uma idéia do quão importante é o papel do sono na saúde mental do ser humano, há pessoas que desenvolvem quadros de transtornos do humor (por exemplo, a depressão), devido a persistência de sua má qualidade do sono. 

As conseqüências dos Transtornos do Sono não tratados podem causar um impacto muito grande não só na vida do paciente, como para a sociedade no geral. Há uma estrita relação com problemas graves de saúde, bem como com a ocorrência de acidentes, sejam eles domésticos, de trânsito ou ocupacionais. 

As queixas mais comuns em relação ao sono são: Insônia,  sono interrompido, sonambulismo,terror noturno e pesadelos.

O tratamento psicológico consiste na terapia  baseada na higiene do sono, no controle do estresse, na psicoterapia e em técnicas de relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário