sexta-feira

Asperger


Trata-se de uma desordem do espectro autista, diferenciando-se deste por não apresentar nenhum atraso no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem.

O marco mais óbvio desta síndrome é a característica que faz destes indivíduos únicos e fascinantes: a sua particular peculiaridade de interesses especiais. Normalmente estes convergem por áreas intelectuais específicas.

Os sintomas mais comuns são a dificuldade de relacionamento social, a falta de empatia pelos outros, a interpretação literal daquilo que se lhes diz, a má adaptação a mudanças e a manutenção de comportamentos estereotipados.

Estes indivíduos costumam desenvolver um interesse intenso e mesmo obsessivo por assuntos particulares, fato esse que se costuma manter preservado ao longo da vida.

Por norma é quando as crianças vão para a escola que costumam mostrar mais acentuadamente um interesse específico por determinado assunto, como por exemplo, na área da matemática, ciência, leitura, história ou geografia, querendo aprender tudo quanto possível acerca do objeto, tendendo a insistir nisso em conversas e jogos livres. Em consequência, apresentam desmotivação e pouca paciência para assuntos fora do seu campo de interesse.

Professores podem considerar estas crianças ora como inaptas, ora como super dotadas, claramente capazes de superar os colegas no seu domínio de interesse, mas constantemente desmotivados para realizar os trabalhos de casa comuns.

É importante que cedo se elabore o diagnóstico, pois quanto mais precoce for o acompanhamento, melhores serão os resultados. O Psicólogo deve incidir aos níveis psicoterapêutico, educacional e social.

Tendo estrutura adequada, indivíduos portadores desta síndrome podem vir a ter uma vida praticamente normal, chegando a alcançar cargos profissionais com distinção no seu meio laboral.

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